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outubro 17, 2014

OBSESSÃO E JUSTIÇA DIVINA – DOR

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“Toda obsessão tem alicerces na reciprocidade. Recordemos o ensinamento de nosso Divino Mestre. Não basta arrancar o joio. É preciso saber até que ponto a raiz dele se entranha no solo com a raiz do trigo, para que não venhamos a esmagar um e outro. Não há dor sem razão. Atendamos, assim, à lei da cooperação, sem o propósito de nos anteciparmos à Justiça Divina”

(Nos Domínios da Mediunidade – Capítulo 23 – Fascinação).

O Instrutor Áulus, nessa passagem, nos lembra de importante dado. Não existe dor ou sofrimento sem um motivo. E independente do que nos pareça, dentro de nossas limitadas impressões e campos de visão, a Justiça Divina nunca falha. Nada é injusto quando é divino, ou seja, originado na perfeição do Criador.

Os quadros de obsessão, especialmente aqueles que avançam para as doenças mentais, são sempre tristes de se observar. Despertam compaixão naqueles que possuem melhor compreensão destes fenômenos, mas ainda sim, deve inspirar respeito. Esse quadro lamentável não ocorre entre obsessor x vítima, mas sim vítima x vítima, procedentes de um passado que não podemos contemplar. São vítimas de falsos valores transitórios da carne, transferidos ao mundo espiritual. São vítimas ainda da estagnação espiritual e da falsa ilusão de honra.

Difícil precisar quem não estaria sujeito à esses processos na larga escala de tempo da existência de nossa alma. Vivemos incontáveis vidas, com incontáveis companheiros e pessoas. Talvez ontem, fôssemos nós estes doentes obsidiados ou obsessores. Hoje, felizmente, temos recursos de conhecimento para auxílio e remédio destes quadros.

Possamos utilizar a palavra do Cristo para auxiliar sempre, e a conduta apreendida nestes casos para o progresso real. Possamos saber ver e ouvir os conselhos de nossos amigos espirituais, e principalmente, saibamos ignorar aqueles que visam nos prejudicar, tento certeza de que cedo ou tarde, acordarão para as verdades eternas do Espírito.

O que é a dor então? Um mecanismo de ajuste que nossa imperfeição demanda.

outubro 15, 2014

ENTRADA DOS INCRÉDULOS NO MUNDO DOS ESPÍRITOS

Este post foi baseado em uma história contida na Revista Espírita de 1867, que está reproduzida ao final.

Ali fica explícito o perigo do materialismo e como ele é danoso aos mais inteligentes. Inteligência e cultura, quando direcionadas pelo orgulho e pelo egoísmo do homem, conduzem ao caos mental após o desencarne. Questionamentos inteligentes, porém de simples solução metafísica parecem insolúveis.  Como aceitar a existência de Deus e dos Espíritos, se não podemos observá-los à luz da ciência (ainda)? No entanto, nas situações extremas recorremos à Deus… (a comunicação deixará isso claro).

Quando o homem isola esse instinto em prol do orgulho, imaginando-se sozinho, imaginando-se vivendo por uma única vez, ele acaba por cair nas tentações da baixa moral e do comportamento anti-ético. Nós ainda somos baixos na escala evolucionária, calculamos as coisas em custo x benefício de curto prazo. Quando lidamos com a verdade, costumamos nos arrepender, pois ninguém escapa à real Justiça, a Divina.

Uma das maiores missões da reforma íntima é pensar em longo prazo, dentro dos preceitos ditados por Jesus. Dessa forma, não nos surpreenderíamos no desencarne, não estranharíamos a análise de nosso comportamento e, principalmente, da nossa consciência. Lições como a que será exposta abaixo, serve para nos alertar e lembrar que, a humildade e a resignação durante a encarnação, evita muitos males adiante.

Entrada dos Incrédulos no Mundo dos Espíritos

O DOUTOR CLAUDIUS

(Sociedade de Paris – Médium: Sr. Morin, em sonambulismo espontâneo)

Um médico, que designaremos sob o nome de doutor Claudius, conhecido de alguns dos nossos colegas, e cuja vida tinha sido uma profissão de fé materialista, morreu há algum tempo de uma afecção orgânica, que ele sabia incurável. Atraído, sem dúvida, pelo pensamento dos que o haviam conhecido e que desejavam conhecer sua posição, manifestou-se  espontaneamente por intermédio do Sr. Morin, um dos médiuns da Sociedade, em estado de sonambulismo espontâneo. Já várias vezes esse fenômeno se produziu por esse médium e por outros adormecidos no sono espiritual.

O Espírito que assim se manifesta apodera-se do médium, serve-se de seus órgãos como se ainda estivesse vivo. Então não é mais uma fria comunicação escrita; é a expressão, a pantomima, a inflexão de voz do indivíduo que se tem diante dos olhos.

Foi nestas condições que se manifestou o doutor Claudius, sem ter sido evocado. Sua comunicação, que publicamos textualmente a seguir, é instrutiva por várias razões, principalmente quando descreve os sentimentos que o agitam; a dúvida ainda constitui o seu tormento; a incerteza de sua situação o mergulha numa terrível perplexidade, e aí está a sua punição. É um exemplo a mais que vem confirmar o que se viu muitas vezes em casos semelhantes.

Após uma dissertação sobre outro assunto, o médium absorvido se recolhe alguns instantes; depois, como se despertasse penosamente, assim se exprime, falando a si mesmo:

Ah! ainda um sistema!… Que há de verdadeiro e de falso na existência humana, na Criação, na criatura, no Criador?… A coisa é?… A matéria é mesmo verdade?… A Ciência é uma verdade?… O saber, uma aquisição?… A alma… a alma existe?

O Criador, a Divindade, não é um mito?… Mas, que digo eu?… por que essas blasfêmias multiplicadas?… Por que, em face da matéria, não posso crer, ó meu Deus, não posso ver, sentir, compreender?…

Matéria!… matéria!… mas sim, tudo é matéria… Tudo é matéria!!… e, contudo, a invocação a Deus veio-me à boca!… Por que, então, eu disse: ó meu Deus?… Por que esta palavra, já que tudo é matéria?… Sou eu?… Não é um eco do meu pensamento, que ressoa e se escuta?… Não são as últimas badaladas do sino que eu tocava?

Matéria!… Sim, a matéria existe, eu o sinto!… A matéria existe; eu a toquei!… mas!… nem tudo é matéria e, contudo… contudo tudo foi auscultado, palpado, tocado, analisado, dissecado fibra a fibra, e nada!… Nada senão a carne, a matéria sempre que, desde o instante em que o grande movimento se deteve, também parou!… O movimento pára, o ar não chega mais… Mas!… se tudo é matéria, por que ela não mais se põe em movimento, desde que tudo o que existia quando ela se agitava, existe ainda?… E, contudo, ele não existe mais!…

Mas se existo!… nem tudo acabou com o corpo!… Na verdade… estou mesmo morto?… entretanto, esse corrosivo que alimentei, que cuidei com minhas mãos, não me perdoou!… É verdade; estou morto!… Mas esta doença que vi nascer… crescer… tinha uma alma?

Ah! a dúvida! sempre a dúvida!… em resposta a todas as minhas secretas aspirações!… Mas, se sou eu, ó meu Deus, se sou eu… ah! fazei que eu me reconheça!… fazei que vos pressinta!… porque, se sou eu, que longa sucessão de blasfêmias!… que longa negação de vossa sabedoria, de vossa bondade, de vossa justiça!… Que imensa responsabilidade de orgulho assumi sobre minha cabeça, ó meu Deus!… Mas, se ainda tenho um eu, eu que nada queria admitir fora do possível ao toque… Duvidei de vossa sabedoria, ó meu Deus! é justo que eu duvide!… Sim, duvidei; a dúvida me persegue e me castiga.

Oh! é preferível mil mortes à dúvida em que vivo!… Vejo, encontro antigos amigos… e, contudo, todos morreram antes! Méry, meu pobre louco!… mas não seria eu o louco?… o epíteto de louco se adapta à sua personalidade? – Vejamos, então. O que é a loucura?…

A loucura!… A loucura!… decididamente, a loucura é universal!… todos os homens são loucos num grau maior ou menor… mas sua loucura, a dele, não era sabedoria ao lado de minha própria loucura?… Para ele, os sonhos, as imagens, as aspirações do além… mas, é justiça!… Conhecia eu esse desconhecido, que a mim se apresenta inopinadamente? Não, não, o nada não existe, porque se existisse, esta encarnação de negação, de crimes, de infâmia, não me torturaria assim!… Vejo, mas vejo tarde demais, todo o mal que fiz!… Vendo-o hoje, e reparando-o pouco a pouco, talvez um dia eu seja digno de ver e de fazer o bem!…

Sistemas!… sistemas orgulhosos, produtos de cérebros humanos, eis para onde nos conduzis!… Num, é a divindade; noutro, a divindade material e sensual; noutro ainda, o nada, nada!… Nada, divindade material, divindade espiritual são palavras? Oh! eu peço para ver, meu Deus!… e se eu existo, se vós existis, concedeime o favor que vos peço; aceitai minha prece, porque vos peço, ó meu Deus, que me façais ver se eu existo, se eu sou!… (Estas últimas palavras foram ditas com uma inflexão dilacerante).

Observação – Se o Sr. Claudius perseverou até o fim na sua incredulidade, não foram os meios de se esclarecer que lhe faltaram. Como médico, tinha necessariamente o espírito culto, a inteligência desenvolvida, um saber acima do vulgo e, no entanto, isto não lhe bastou. Em suas minuciosas investigações da natureza morta e da natureza viva, não entreviu Deus, não entreviu a alma! Vendo os efeitos, não soube remontar à causa! ou, melhor dizendo, tinha concebido uma causa à sua maneira, e seu orgulho de sábio o impedia de confessar a si mesmo, sobretudo de confessar à face do mundo que podia se ter enganado. Circunstância digna de nota, morreu de um mal orgânico que sabia, por sua própria ciência, ser incurável. Esse mal, que ele tratava, era uma advertência permanente; a dor que lhe causava era uma voz que lhe gritava incessantemente para pensar no futuro. Entretanto, nada pôde triunfar de sua obstinação; fechou os olhos até o último momento. Será que esse homem jamais teria podido tornar-se espírita? Certamente não. Nem fatos, nem raciocínios teriam podido vencer uma opinião preconcebida, e da qual estava decidido a não se desviar. Ele era desses homens que não querem render-se à evidência, porque neles a incredulidade é inata, como a crença em outros. O sentido pelo qual um dia poderão assimilar os princípios espirituais ainda não despontou; são para a espiritualidade quais cegos de nascença para a luz: não a compreendem.

Assim, não basta a inteligência para conduzir pelo caminho da verdade; ela é como o cavalo que nos carrega, e que segue a rota na qual o lançaram. Se esta rota conduz a um atoleiro, ele aí precipita o cavaleiro; mas, ao mesmo tempo, lhe dá os meios de se reerguer.

Tendo o Sr. Claudius morrido voluntariamente como cego espiritual, não é de admirar que não tenha visto a luz imediatamente; que não se reconheça num mundo que não quis estudar; que, morto com a idéia do nada, duvide da própria existência, incerteza pungente que constitui o seu tormento. Caiu no precipício para onde o impeliu o seu corcel. Mas pode levantar-se desta queda, e já parece entrever um clarão que, se o seguir, o conduzirá ao porto. É em seus louváveis esforços que deve ser sustentado pela prece. Quando uma vez tiver gozado dos benefícios da luz espiritual, terá horror às trevas do materialismo; e se um dia voltar à Terra, será com intuições e aspirações muito diversas das que tinha em sua última existência.

(REVISTA ESPÍRITA – 1867)


outubro 14, 2014

SUICÍDIO INDIRETO / INVOLUNTÁRIO

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Na obra Nosso Lar, onde temos o início da trajetória de André Luiz no mundo espiritual após o desencarne no Rio de Janeiro, encontramos importante conteúdo prático da Doutrina Espírita. Durante toda a obra, fica evidente a proximidade de André Luiz com nossos aspectos costumeiros.

Enquanto esteve nas zonas umbralinas, era chamado de “suicida” por diversas entidades. Quando pôde receber o esclarecimento do Ministro Clarêncio, ficou surpreso e refletiu a respeito. Segue o trecho da obra:

Em verde as explicações de Clarêncio, em azul, as observações de André Luiz.

– Vejamos a zona intestinal – exclamou. – A oclusão derivava de elementos cancerosos, e estes, por sua vez, de algumas leviandades do meu estimado irmão, no campo da sífilis. A moléstia talvez não assumisse características tão graves, se o seu procedimento mental no planeta estivesse enquadrado nos princípios da fraternidade e da temperança. Entretanto, seu modo especial de conviver, muita vez exasperado e sombrio, captava destruidoras vibrações naqueles que o ouviam. Nunca imaginou que a cólera fosse manancial de forças negativas para nós mesmos? A ausência de autodomínio, a inadvertência no trato com os semelhantes, aos quais muitas vezes ofendeu sem refletir, conduziam-no freqüentemente à esfera dos seres doentes e inferiores. Tal circunstância agravou, de muito, o seu estado físico.

(…)

– Os órgãos do corpo somático possuem incalculáveis reservas, segundo os desígnios do Senhor. O meu amigo, no entanto,
iludiu excelentes oportunidades, esperdiçando patrimônios preciosos da experiência física. A longa tarefa, que lhe foi confiada pelos Maiores da Espiritualidade Superior, foi reduzida a meras tentativas de trabalho que não se consumou. Todo o aparelho gástrico foi destruído à custa de excessos de alimentação e bebidas alcoólicas, aparentemente sem importância. Devorou-lhe a sífilis energias essenciais. Como vê, o suicídio é incontestável.

Meditei nos problemas dos caminhos humanos, refletindo nas oportunidades perdidas. Na vida humana, conseguia ajustar numerosas máscaras ao rosto, talhando-as conforme as situações. Aliás, não poderia supor, noutro tempo, que me seriam pedidas contas de episódios simples, que costumava considerar como fatos sem maior significação. Conceituara, até ali, os erros humanos, segundo os preceitos da criminologia. Todo acontecimento insignificante, estranho aos códigos, entraria na relação de fenômenos naturais. Deparava-se-me, porém, agora, outro sistema de verificação das faltas cometidas. Não me defrontavam tribunais de tortura, nem me surpreendiam abismos infernais; contudo, benfeitores sorridentes comentavam-me as fraquezas como quem cuida de uma criança desorientada, longe das vistas paternas. Aquele interesse espontâneo, no entanto, feria-me a vaidade de homem.

(Trecho retirado da obra NOSSO LAR, Capítulo 4 – O Médico Espiritual)
Eis o momento em que André Luiz passa a refletir melhor sobre sua condição.
Entendo que de toda forma seremos suicidas pois ainda temos um comportamento destrutivo perante à vida. Nosso aviso é claro nessa lição, trata-se apenas de uma alteração no padrão de pensamento, na forma de ver a vida, fechando um ciclo perfeito com a moral do Cristo.
Dessa forma, nossa postura seria melhor, beneficiando todos ao nosso redor. O tempo é um privilégio, e as oportunidades, constantes.
Que tenhamos sapiência para aproveitar.

outubro 13, 2014

ESPÍRITOS, SUA INFLUÊNCIA E NOSSA RESPONSABILIDADE

Filed under: Espiritismo — Tags:, , — Aprendiz @ 2:59 am

LIVRO DOS ESPÍRITOS


467 Pode o homem se libertar da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?

– Sim, porque apenas se ligam àqueles que os solicitam por seus desejos ou os atraem pelos seus pensamentos.

468 Os Espíritos cuja influência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas?

– O que quereis que façam? Quando não há nada a fazer, desistem da tentativa; entretanto, aguardam o momento favorável, como o gato espreita o rato.

469 Como se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos?

– Fazendo o bem e colocando toda a confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e anulais o domínio que querem ter sobre vós. Evitai escutar as sugestões dos Espíritos que vos inspiram maus pensamentos, sopram a discórdia e excitam todas as más paixões. Desconfiai, especialmente, daqueles que exaltam o vosso orgulho, porque vos conquistam pela fraqueza. Eis por que Jesus nos ensinou a dizer na oração dominical: “Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!”


470 Os Espíritos que procuram nos induzir ao mal e colocam assim à prova nossa firmeza no bem receberam a missão de fazê-lo? E se é uma missão, têm responsabilidade por isso?

– Nenhum Espírito recebe a missão de fazer o mal. Quando o faz, é de sua própria vontade e sofre as conseqüências. Deus pode deixá-lo fazer isso para vos pôr à prova, mas não ordena que o faça, e cabe a vós rejeitá-lo.

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Ou seja, os ensinos são bem claros.  A prática do mal é responsabilidade de quem o pratica. Não se pode eximir de qualquer culpa, pois mesmo nos piores casos, houve a vontade e cooperação mental daquele que escolheu sintonizar com os Espíritos afins.

Somos responsáveis pelo que atraímos à nossa volta, pois isso afeta a todos os que nos circundam. Nosso lar é o maior exemplo disso. O estado de organização, limpeza, cuidado e zelo refletem o padrão mental da pessoa. Infelizmente os lares desajustados, tanto fisica quanto emocionalmente, evidenciam e expõem uma das maiores chagas da época moderna, o egoísmo e o orgulho.

O principal lar em que precisamos focar é a nossa “casa mental”. À maneira da casa física, seu estado de organização, limpeza e cuidado, faz-se decisivo quando lidamos com embates morais e éticos que a vida impõe. O pequeno deslize ético-moral é suficiente para agregar um padrão vibracional negativo em nosso entorno, suficiente para atrair companhias indesejáveis do mundo espiritual que nos vão desestimular aos bons atos, enquanto incentivam aos maus.

Quais as sugestões que estamos ouvindo em nosso cotidiano? Porque dificilmente passaremos o dia-a-dia sem algum deslize, ou mau pensamento… será que estamos ouvindo aqueles que induzem à irritação? cólera? egoísmo?

O autoconhecimento é sim uma ferramente importante para a reforma íntima. E a aceitação destes preceitos, assumindo a responsabilidade pelo uso de nosso livre-arbítrio, talvez seja o mais fundamental de todos.

outubro 8, 2014

FERMENTO E POTÊNCIA

Filed under: Espiritismo — Aprendiz @ 8:15 am

76-FERMENTO ESPIRITUAL

“Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” – Paulo. (I CORINTIOS, 5:6).

O fermento é uma substância que excita outras substâncias, e nossa vida é sempre um fermento espiritual com que influenciamos as existências alheias.

Ninguém vive só.

Temos conosco milhares de expressões do pensamento dos outros e milhares de outras pessoas nos guardam a atuação mental, inevitavelmente.

Os raios de nossa influência entrosam-se com as emissões de quantos nos conhecem direta ou indiretamente, e pesam na balança do mundo para o bem ou para o mal.

Nossas palavras determinam palavras em quem nos ouve, e, toda vez que não formos sinceros, é provável que o interlocutor seja igualmente desleal.

Nossos modos e costumes geram modos e costumes da mesma natureza, em torno de nossos passos, mormente naqueles que se situam em posição inferior à nossa, nos círculos da experiência e do conhecimento.

Nossas atitudes e atos criam atitudes e atos do mesmo teor, em quantos nos rodeiam, porquanto aquilo que fazemos atinge o domínio da observação alheia, interferindo no centro de elaboração das forças mentais de nossos semelhantes.

O único processo, portanto, de reformar edificando é aceitar as sugestões do bem e praticá-las intensivamente, por intermédio de nossas ações.

Nas origens de nossas determinações, porém, reside a idéia.

A mente, em razão disso, é a sede de nossa atuação pessoal, onde estivermos.

Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo. Regenerado, pois, o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se lhe revela reto e limpo.


(Da obra “FONTE VIVA” Psicografada por Chico Xavier, ditada pelo Espírito Emmanuel).

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O final do texto, que diz “Pensamento é fermentação espiritual” é de suma importância quando lembramos que o pensamento é uma das maiores potências do Espírito. Pensamento é base da sintonia, da criação e da projeção do ambiente que exteriorizamos.

A sintonia está na base de quase todos os fenômenos espirituais, pois é como uma antena, que canaliza as vibrações semelhantes, e as une em mútua influenciação.

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