ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

julho 13, 2015

Obra Completas de Gabriel Delanne

Filed under: Dica de Leitura,Espiritismo — Tags:, , , , — Aprendiz @ 8:47 am

A dica literária aqui é para os que gostam de ler no formato eletrônico.

Eu utilizo o Kindle (leitor da Amazon) para algumas obras. Especialmente as mais difíceis e caras ficam disponíveis com a facilidade do aparelho eletrônico a um preço justo.

Deixo a recomendação aqui. Encontrei as Obras Completas de GABRIEL DELANNE na Amazon por R$ 6,16. Estão compostas por:

1885 – O Espiritismo perante a ciência

1893 – O Fenômeno Espírita

1895 – A Evolução Anímica

1897 – A Almaé Imortal

1927 – A Reencarnação (póstumo)

Todas devidamente computadas no índice e fáceis de navegar. Na minha opinião vale a pena, pois trata-se de adquirir produto original e, ao mesmo tempo, incentivar o trabalho de quem publica, aqui a Autch Editora.

Além do mais, Delanne é leitura fundamental para quem deseja saber mais sobre o desenvolvimento do Espiritismo e sua fase científica.

O Link para oferta é ESTE.

Boa leitura !

junho 22, 2015

PARA ALÉM DA OBSESSÃO

As questões relacionadas à obsessão são tratativas comuns nos estudos espíritas. Tema constante em palestras, leituras e estudos diversos, sua gênese, profilaxia e superação trazem temas inesgotáveis para reflexão.

A obra “Painéis da Obsessão” traz um grande arcabouço de casos e explicações para enfermidades relacionadas à obsessão e suas causas / consequências, sendo extremamente instrutiva e complexa em alguns pontos. O caso abaixo ilustra um pouco do que o Espiritismo coloca como ação e reação nos casos obsessivos. Ele trata sobre Marcondes, homem implacável que, além de tirano doméstico, era extremamente cruel na cobrança dos que o rodeavam em seu comércio. Era ainda uma constante fonte de inimizades e de conduta áspera, inspirava sempre um quadro de desconfiança e inimizade.

Farei algumas observações no texto abaixo. O original está em azul, e minhas observações em verde.

“- Temos estudado a obsessão como fator desencadeante de enfermidades orgânicas [até aqui, ponto trabalhado em diversas obras espíritas, especialmente nas de André Luiz na coleção “A vida no mundo espiritial”] – prosseguiu, com a mesma serenidade, o amigo vigilante. – Agora temos um fenômeno com maior complexidade ante os nossos olhos. Em face das suas atitudes, o nosso enfermo passou a sofrer o cerco das Entidades perversas que interferiram no seu comportamento mental com as naturais reações psicológicas e humanas. Simultaneamente, o desencadear da animosidade que as suas atitudes provocavam, fez que as pessoas passassem a desfechar-lhe flechas mentais, desejando-lhe a ruína, a infelicidade, a morte [vejam que a atitude das pessoas que desejavam isso ao Marcondes também significa alguma forma de comprometimento perante as Leis Divinas, pois não deixa de ser um plantio do mau. As irradiações em direção a Marcondes prejudicam quem as gera, seja o motivo qual for]. A princípio, em razão de encontrar-se mergulhado em verdadeira carapaça das próprias construções psíquicas, aqueles petardos não o atingiam com facilidade. Naturalmente se diluíam no choque vibratório das suas resistências portadoras de teor diferente, em ondas de dispersão, pelo que sua mente exteriorizava contra as demais pessoas. Produziam-se, nesse campo magnético, inevitáveis choques vibratórios que, no largo do tempo, tiveram as primeiras brechas, em razão da intensidade com que eram emitidos os pensamentos destrutivos, alimentados pela fúria das suas vítimas, no lar e fora dele, somando força devastadora. Lentamente, as sucessivas ondas prejudiciais alcançaram-lhe os equipamentos orgânicos, desarticulando as defesas imunológicas que foram vencidas, degenerando células e dando início, a princípio, à irrupção do bacilo de Koch [tuberculose], agora em fase final do processo. Caso há, em que a incidência do pensamento maléfico aceito pela mente culpada destrambelha a intimidade da célula, interferindo no seu núcleo e acelerando a sua reprodução, dando gênese a neoplasias, a cânceres de várias expressões. [De forma alguma, toda doença é fruto de obsessão, mas sim, toda doença é fruto de desequilíbrio perispiritual, do presente ou do passado – quando escolhemos uma doença como provação. A mente atua sob as células, irradiando influências da qualidade que criamos. Podemos irradiar uma psicosfera saudável com bons ideais e ‘contagiar’ nosso nível celular com a mesma qualidade, ou podemos manter uma psicosfera negativa, contaminando nosso organismo. A psicosfera que cultivamos, somada à predisposições que podemos manter por questões probatórias resultam em provas ou acréscimos de misericórdia. Afinal, uma boa psicosfera significa pensar e atuar de forma benéfica, o que significa agir na caridade. Um plantio salutar, gera colheita de felicidade].

A mente é dínamo gerador de energia cujo potencial e finalidade estão governados pelo comportamento moral, pelo desejo de quem os emite. Há enfermidades de diferentes procedências que se instalam sob a contribuição da conduta mental dos próprios pacientes, dando margem a fenômenos de autodestruição a curto ou largo prazo, de desarticulação das defesas psíquicas e orgânicas, quando irrompem problemas graves na área da saúde, com muitas dificuldades para uma diagnose correta, quanto para uma terapêutica segura. O homem é intrinsecamente, o que pensa, sendo esse seu mecanismo mental o resultado das suas experiências pregressas, noutras reencarnações, o que motiva as fixações, as preferências, os ideais sustentados. De mais alto valor, portanto, o cultivo sistemático dos pensamentos positivos, das idéias enobrecedoras, da conversação edificante, das aspirações otimistas, que facultam a renovação das paisagens íntimas e a substituição dos clichês infelizes, propiciadores de doenças, de turbações do raciocínio, de desajustes de todo tipo” (p. 138-139).

[PAINÉIS DA OBSESSÃO – Divaldo P. Franco pelo Espírito Manoel P. Miranda – 5a edição – 1994. Editora LEAL]

Alguns ainda nutrem uma visão da Obsessão como processo que envolve um puro sofrimento, ou até injustiça. Não existe algo assim na Justiça Divina. Injustiça é criação dos homens, enquanto os problemas relacionados à obsessão foram plantados pelas más escolhas que fizemos com o nosso Livre Arbítrio. Desentendimentos, mágoas, raiva, ódio, emoções negativas diversas que nos colocam em sintonia com irmãos da mesma faixa vibratória, alimentando um ciclo quase interminável, geralmente interrompido pelo esgotamento ou pela dor de algum dos lados.

Uma das grandes virtudes do Espiritismo é possibilitar a compreensão do passado, do presente, e permitir o plantio salutar do futuro.

agosto 18, 2014

Camille Flammarion – Deus na Natureza (Resumo / Estudo)

Filed under: Dica de Leitura,Espiritismo,Estudos — Tags:, , — Aprendiz @ 9:22 am

Prezados,

Segue LINK para o estudo de Deus na Natureza, escrito por Camille Flammarion.

dezembro 10, 2012

Dica de Leitura – Sublime Expiação (Divaldo P. Franco)

Amigos,

Quando entramos no tema da “Reforma Íntima”, nem tudo se resume à cientificidade e tecnicalismo. A Doutrina Espírita é complexa e demanda cada vez mais leitura e estudo.

No entanto, é também compreensível que todo esse tempo e esforço não seja acessível a todos, que muitas vezes possuem cotidiano atribulado de vários empregos, problemas familiares, enfim, não teriam condições de colocar tanto tempo em função deste aprendizado. Muitas vezes também a dificuldade embutida é desculpa para cedermos a preguiça. Todos somos humanos encarnados e todos erramos em vários pontos. Muitos que se dedicam integralmente ao estudo e se tornam especialistas erram também ao não praticar a caridade e os ensinamentos de Jesus.

Tudo na vida precisa de um equilíbrio. Portanto, é mais acessível a todos a leitura de romances e histórias que colocam em situações práticas, explicações difíceis da Doutrina. Todos preferem ler romances à livros científicos por isso também.

A história de Sublime Expiação é excelente para demonstrar o funcionamento da Justiça Divina e como devemos aprender com as dificuldades e com a dor. É uma leitura agradável e muito elucidativa em vários pontos. É encontrado facilmente em sebos ou na internet para compra na Livraria da FEB. Teve várias edições, então foi amplamente difundido. Também como obras psicografadas por Divaldo Franco (aqui ditada pelo Espírito Victor Hugo), temos a garantia de fidelidade doutrinária e preservação de conceitos.

Ótima leitura e aprendizado a todos nós.

Powered by WordPress