ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

agosto 27, 2014

AMAR OS INIMIGOS – Significado II

“Se somente amardes os que vos amam, que mérito se vos reconhecerá, uma vez que as pessoas de má vida também amam os que as amam? – Se o bem somente o fizerdes aos que vo-lo fazem, que mérito se vos reconhecerá, dado que o mesmo faz a gente de má vida? – Se só emprestardes àqueles de quem possais esperar o mesmo favor, que mérito se vos reconhecerá, quando as pessoas de má vida se entreajudam dessa maneira, para auferir a mesma vantagem? Pelo que vos toca, amai os vossos inimigos, fazei bem a todos e auxiliai sem esperar coisa alguma. Então, muito grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para os ingratos e até para os maus. – Sede, pois, cheios de misericórdia, como cheio de misericórdia é o vosso Deus.” (S. LUCAS, 6:32 a 36.)


Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho. Entretanto, há geralmente equívoco no tocante ao sentido da palavra amar, neste passo. Não pretendeu Jesus, assim falando, que cada um de nós tenha para com o seu inimigo a ternura que dispensa a um irmão ou amigo. A ternura pressupõe confiança; ora, ninguém pode depositar confiança numa pessoa, sabendo que esta lhe quer mal; ninguém pode ter para com ela expansões de amizade, sabendo-a capaz de abusar dessa atitude. Entre pessoas que desconfiam umas das outras, não pode haver essas manifestações de simpatia que existem entre as que comungam nas mesmas idéias. Enfim, ninguém pode sentir, em estar com um inimigo, prazer igual ao que sente na companhia de um amigo.

A diversidade na maneira de sentir, nessas duas circunstâncias diferentes, resulta mesmo de uma lei física: a da assimilação e da repulsão dos fluidos. O pensamento malévolo determina uma corrente fluídica que impressiona penosamente. O pensamento benévolo nos envolve num agradável eflúvio. Daí a diferença das sensações que se experimenta à aproximação de um amigo ou de um inimigo.

Amar os inimigos não pode, pois, significar que não se deva estabelecer diferença alguma entre eles e os amigos. Se este preceito parece de difícil prática, impossível mesmo, é apenas por entender-se falsamente que ele manda se dê no coração, assim ao amigo, como ao inimigo, o mesmo lugar.Uma vez que a pobreza da linguagem humana obriga a que nos sirvamos do mesmo termo para exprimir matizes diversos de um sentimento, à razão cabe estabelecer as diferenças, conforme os casos.

Amar os inimigos não é, portanto, ter-lhes uma afeição que não está na natureza, visto que o contacto de um inimigo nos faz bater o coração de modo muito diverso do seu bater, ao contacto de um amigo. Amar os inimigos é não lhes guardar ódio, nem rancor, nem desejos de vingança; é perdoar-lhes, sem pensamento oculto e sem condições, o mal que nos causem; é não opor nenhum obstáculo à reconciliação com eles; é desejar-lhes o bem e não o mal; é experimentar júbilo, em vez de pesar, com o bem que lhes advenha; é socorrê-los, em se apresentando ocasião; é abster-se, quer por palavras, quer por atos, de tudo o que os possa prejudicar; é, finalmente, retribuir-lhes sempre o mal com o bem, sem a intenção de os humilhar. Quem assim procede preenche as condições do mandamento: Amai os vossos inimigos.

(O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAPÍTULO XII – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS – Tradução FEB)

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Aqui temos que o conceito de amar nossos inimigos é, também, um ato de caridade. Para conosco e para com o próximo.

O Espírita sabe que o “acaso” é uma ilusão humana, uma criação para o que não compreendemos. Nada acontece ou existe por acaso. A admissão e assimilação dos conceitos que envolvem a existência do Espírito, eterno e cuja manifestação na matéria ocorre pela reencarnação, traz consigo inúmeros fatores de evolução ou estagnação, relações de amor e ódio, perdão ou continuidade diversas. Ou seja, uma teia complexa e atemporal surge no horizonte.

Quando existem sentimentos inexplicáveis de repulsão ou distanciamento, há ali uma pequena parte dessa teia, que precisa ser trabalhada. A evolução consiste em total rompimento destas teias, mas não abandonando-as, e sim, solucionando-as.

A condição primordial para se atingir alguma evolução, é trabalhar:

* Caridade

* Perdão

* Pensamentos e atitudes.

* Amor como consequência final.

Estas qualidades abrangem toda a Doutrina em sua complexidade e extensão, sendo capazes de contribuir de forma substancial para evolução intelectual e moral de todos.

O Espiritismo, muito mais do que fenômenos mediúnicos, é conteúdo moralizante para melhor evolução e desfrute da eternidade do Espírito. Nos expande os horizontes rumo ao progresso real e eterno (verdadeiro).

agosto 26, 2014

AMAR OS INIMIGOS – Significado I

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41 – CREDORES DIFERENTES

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos.” – Jesus. (MATEUS, 5:44.)

O problema do inimigo sempre merece estudos mais acurados.

Certo, ninguém poderá aderir, de pronto, à completa união com o adversário do dia de hoje, como Jesus não pôde rir-se com os perseguidores, no martírio do Calvário.

Entretanto, a advertência do Senhor, conclamando-nos a amar os inimigos, reveste-se de profunda significação em todas as facetas pelas quais a examinemos, mobilizando os instrumentos da análise comum.

Geralmente, somos devedores de altos benefícios a quantos nos perseguem e caluniam; constituem os instrumentos que nos trabalham a individualidade, compelindo-nos a renovações de elevado alcance que raramente compreendemos nos instantes mais graves da experiência. São eles que nos indicam as fraquezas, as deficiências e as necessidades a serem atendidas na tarefa que estamos executando.

Os amigos, em muitas ocasiões, são imprevidentes companheiros, porquanto contemporizam com o mal; os adversários, porém, situam-no com vigor.

Pela rudeza do inimigo, o homem comumente se faz rubro e indignado uma só vez, mas, pela complacência dos afeiçoados, torna-se pálido e acabrunhado, vezes sem conta.

Não queremos dizer com isto que a criatura deva cultivar inimizades; no entanto, somos daqueles que reconhecem por beneméritos credores quantos nos proclamam as faltas.

São médicos corajosos que nos facultam corretivo.

É difícil para muita gente, na Terra, a aceitação de semelhante verdade; todavia, chega sempre um instante em que entendemos o apelo do Cristo, em sua magna extensão.

(Da Obra “Vinha de Luz” – Ditado por Emmanuel e psicografado por Chico Xavier)

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Os que entendemos como “inimigos” são geralmente irmãos que não são compreendidos por nós, ou que não nos compreendem.

Temos a falsa ilusão de que “amigo” é aquele que nos apóia em tudo, indiscriminadamente, e que considera assim ser leal, fiel e companheiro. Este nos ajuda a construir a torre de marfim na qual nos trancamos, alimentando um orgulho infundado que nos prejudica, cedo ou tarde.

Já os ditos inimigos sempre expõe nossas fraquezas, nos trazem à realidade apontando, sem meio-termo, os pontos onde somos condenáveis e passíveis de cair. Nosso orgulho e vaidade lutam contra estes apontamentos, nos fazem sentir atingidos no íntimo, e repelimos com raiva essas situações. Tal qual crianças mimadas que ainda somos em nível espiritual.

Claro que amar aos inimigos não significa literalmente fazê-lo, mas sim uma atitude que devemos ter com todos, na simples forma de amar ao próximo como a nós mesmos. Ou seja, absorver as críticas e analisá-las, se forem devidas, temos a chance sagrada da correção. Se forem indevidas, descartamos, como fazemos com embalagens usadas.

Inteligência espiritual é saber utilizar os elementos ao redor, em proveito de nosso desenvolvimento na moral do Cristo. Há mais de dois mil anos, Ele já sabia disso e tentou nos trazer de forma inteligível.

Vamos buscar aprender, cedo ou tarde chegaremos lá.

agosto 25, 2014

ENSEJO AO BEM

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90 – ENSEJO AO BEM

“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? — Então, aproximando-se, lançaram mão de Jesus e o prenderam.” (MATEUS, 26: 50)

É significativo observar o otimismo do Mestre, prodigalizando oportunidades ao bem, até ao fim de sua gloriosa missão de verdade e amor, junto dos homens.

Cientificara-se o Cristo, com respeito ao desvio de Judas, comentara amorosamente o assunto, na derradeira reunião mais íntima com os discípulos, não guardava qualquer dúvida relativamente aos suplícios que o esperavam? no entanto, em se aproximando, o cooperador transviado beija-o na face, identificando-o perante os verdugos, e o Mestre, com sublime serenidade, recebe-lhe a saudação carinhosamente e indaga: Amigo, a que vieste?

Seu coração misericordioso proporcionava ao discípulo inquieto o ensejo ao bem, até ao derradeiro instante.

Embora notasse Judas em companhia dos guardas que lhe efetuariam a prisão, dá-lhe o título de amigo. Não lhe retira a confiança do minuto primeiro, não o maldiz, não se entrega a queixas inúteis, não o recomenda à posteridade com acusações ou conceitos menos dignos.

Nesse gesto de inolvidável beleza espiritual, ensinou-nos Jesus que é preciso oferecer portas ao bem, até à última hora das experiências terrestres, ainda que, ao término da derradeira oportunidade, nada mais reste além do caminho para o martírio ou para a cruz dos supremos testemunhos.

(Da Obra “Caminho, Verdade e Vida” – Ditado por Emmanuel e psicografado por Chico Xavier)
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É uma das passagens mais comoventes da história do Cristo encarnado. Jesus conhecia o fato, sabia o que esperar, mas mesmo assim não tomou precauções como seria de se esperar. Não buscou refúgio em outro lugar, não escapou às investidas diversas, não se precaviu de ser pego, não resistiu como se esperaria da maioria de nós.
Lado a lado com o verdugo, não fez acusações, não se desesperou, não sentiu nada além de compaixão pelos que lhe feriram, tanto a confiança quanto o corpo. Nos momentos mais caóticos, não blasfemou a palavra contra alguém. Nos derradeiros instantes, ainda implorou perdão aos que praticavam aqueles atos.
Parece algo muito distante para todos nós, ainda na média da evolução de um planeta ainda envolto em baixa moral.
No entanto, ser Espírita não é “acreditar” na existência dos Espíritos, na vida eterna, na evolução da alma. É ter “certeza” disso. Acreditar é algo muito vago, significa que existe dúvida ou ausência de provas cabais. Para nós, espíritas, tudo isso, como a reencarnação é certo (derivado de certeza absoluta).
A certeza de que o plano real de evolução é o espiritual e não o material, torna os diversos problemas cotidianos muito mais simples, pois os valores da vida, da moral e da ética são automaticamente elevados à instâncias maiores. Quando se entende a vida encarnada como escola para prática das lições que temos no mundo espiritual, o compromisso maior é com a evolução própria (Reforma Íntima) e com a ausência de novos débitos.
Claro que não podemos colocar Jesus em nosso patamar absolutamente inferiorizado, mas podemos retirar lições preciosas de conduta e comportamento como ele exemplificou, também encarnado. Não podemos em apenas uma encarnação chegarmos àquele patamar incrível, mas podemos nos esforçar para tornar o caminho menos tortuoso e longo.
É sempre uma opção o endividamento ou o crescimento na Justiça Divina. Jesus exemplificou como fazer. Cabe a nós o esforço maior para tentar aprender e aplicar o máximo possível.
Seguindo a Moral do Cristo, temos sempre o ensejo ao bem como motor dos atos, pensamentos e ações.

agosto 18, 2014

Camille Flammarion – Deus na Natureza (Resumo / Estudo)

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Prezados,

Segue LINK para o estudo de Deus na Natureza, escrito por Camille Flammarion.

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