ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

dezembro 19, 2011

LEÓN DENIS – O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR

Filed under: Uncategorized — Aprendiz @ 7:33 am

Meus caros,

Vou criar uma página, ao lado, com as citações e comentários de toda Primeira Parte do livro, que abrangerá da página 1 a 222 do livro.

Peço que enviem comentários ou e-mails para espiritismolivre@gmail.com

PS: ESTA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO NÃO SIGNIFICA UM RESUMO QUE DISPENSA A LEITURA DA OBRA. NÃO HÁ CONDIÇÕES DE RESUMIR LEON DÉNIS, É SOMENTE UM GUIA DE LEITURA.

Fiquem com a paz do Mestre Jesus.

dezembro 11, 2011

Transformação (ou morte)

Filed under: Uncategorized — Tags:, — Aprendiz @ 1:59 pm

“Ao passo que neste mundo choramos a partida de um dos nossos, como se ele fosse perder-se no nada, por cima de nós seres etéreos glorificam a sua chegada à luz, da mesma forma que nós nos regozijamos com a chegada de uma criancinha, cuja alma vem, de novo, desabrochar para a vida terrestre. Os mortos são os vivos do Céu!”

Léon Denis – “O problema do Ser, do Destino e da Dor”, Cáp. X – A Morte – p. 184 (FEB, 2005).

Achei simplesmente brilhante a metáfora de Denis para explicar a morte. O capítulo como um todo é ótimo, e em breve colocarei um resumo desta gradiosa obra. Humildemente digo que jamais direi que meu resumo pode substituir a leitura deste livro, mas sim auxiliará um pouco no estudo do mesmo.

A morte é, na maioria das vezes, relacionada ao sofrimento e à punição, e isso foi colocado há muito em nossas consciências. Hoje temos livros e filmes de terror anunciando estas condições, no passado tivemos a opressão religiosa que nos condenava ao inferno (ou afins) caso não nos comportássemos como ditado.

O maior mérito da Doutrina Espírita é retirar o fardo da morte de nossas costas, e nos indicar a agir da melhor maneira possível para ter uma moral plena e uma vida de contínua alegria, a morte só significa a continuidade, transformação, e não aniquilamento da realidade. A Natureza não aniquila, só altera suas formas e vidas.

A atemporalidade nos traz o conforto de saber que sempre há tempo para transformação rumo à evolução, e poucas são as verdades que consolam tanto.

Powered by WordPress