ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

maio 8, 2014

Livro dos Médiuns – Estudo Completo

Filed under: Espiritismo,Estudos — Aprendiz @ 2:35 am

Em breve continuarei as postagens do Livro dos Médiuns em estudo completo.

Significa que conterá 100% da tradução do Herculano Pires e com comentários e grifos. Ou seja, é a leitura completa.

Por isso as atualizações demorarão mais.

Por enquanto temos:

Introdução

PARTE 1 (completa)

Agradeço pelos comentários e e-mails.

Obrigado !

maio 6, 2014

DEMÔNIOS – Entendimento para o Espiritismo

Filed under: Espiritismo,Estudos — Tags:, , , — Aprendiz @ 6:19 am

Já abordei esse tópico em outros textos,

Significado de Demonio para o Espiritismo – (LINK)
Significado de Possessão no Espiritismo – (LINK)
Mas agora, após ler o livro “Obsessão” de Allan Kardec, achei importante incluir o texto abaixo, onde o Codificador analisa de forma simples e clara um pouco mais profundamente essa questão.
Aqui, está em discussão um fenômeno múltiplo de subjugação. Quanto a autoria:

“Não é uma prova evidente de que são demônios? dirão certas pessoas. Chamemo-los de demônios, se isto vos agrada: o nome não os caluniaria. Mas não vedes diariamente homens chamados demônios encarnados? Não há os que blasfemam e renegam a Deus? Que parecem fazer o mal com prazer? Que se alegram à vista do sofrimento de seus semelhantes? Por que queríeis que, uma vez no mundo dos Espíritos, de súbito se transformassem? Aqueles a quem chamais demônios nós chamamos maus Espíritos, e concedemos toda a perversidade que lhes queirais atribuir. Contudo, a diferença é que, em vossa opinião, os demônios são anjos decaídos, isto é, seres perfeitos que se tornaram maus e para sempre votados ao mal e ao sofrimento; em nossa opinião são seres pertencentes à humanidade primitiva, espécie de selvagens ainda atrasados, mas a quem o futuro não está fechado e que melhorar-se-ão à medida que neles se desenvolver o senso moral, na série de existências sucessivas, o que nos parece mais conforme a lei do progresso e justiça de Deus. Temos mais a nosso favor a experiência que prova a possibilidade de melhorar e de levar ao arrependimento Espíritos do mais baixo nível e aqueles que são colocados na categoria de demônios. (p. 170)

Quando denominamo de “Demônio” o causador de algo, não deixamos de embutir um caráter divino. Algo como a história do anjo decaído.

O Espiritismo não aceita que haja anjos criados por Deus, mas sim, Espíritos que por seu próprio esforço e livre-arbítrio, evoluíram até condições magnânimas (vide Jesus e vide missionários diversos). Um dos aspectos mais importantes da Doutrina Espírita, é o entendimento que:

Não há morte –> Há desencarne. O que significa o fim do corpo (matéria) e a continuidade do Espírito, a individualidade se mantém.

Mudança na Personalidade Após o Desencarne –> Não ocorre. Suas características, sua consciência, atitudes, ações e pensamentos formam o quadro que vai encontrar após o desencarne. Ou seja, ninguém “morre e vira santo”. Você será o que sempre foi. Aqueles que tiveram conduta reta e nível moral elevado, serão levados a um local com esse nível para que continuem progredindo. Os que escolheram caminhos voltados ao mau e a perversidade, serão da mesma forma levados àquele nível.

Com a retirada do caráter divino dos demônios, há uma significância conceitual importante.

Anjos e Demônios seriam seres compatíveis e imutáveis, pois assim foram criados. Deus então, privilegiou seres durante a criação. Por que um ser perfeito criaria Anjos e humanos? Por que uma diferenciação tão imponente?

O Espiritismo em seu caráter racional, reitera que TODOS foram criados simples e ignorantes, sendo unicamente responsáveis pelas suas escolhas e estados. Todos podemos evoluir de acordo com nossa vontade. O “Demônio” de hoje é apenas um Espírito em estágio anterior de evolução, que em alguns casos, age por ignorância (ausência de conhecimento) e em poucos por pura maldade. Sendo assim, o exemplo, o aprendizado e muitas vezes as provas da vida são suficientes para que ele escolha um rumo mais correto e progrida na escala espiritual.

Chamamos todos os Espíritos de “irmãos” pois fomos todos criados iguais, e compete aos que progrediram mais, ensinar aos que não conseguiram chegar adiante.

Powered by WordPress