ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

outubro 28, 2012

Novo Estudo – “Código Penal da Vida Futura”

Filed under: Espiritismo,Estudos — Tags:, , , , — Aprendiz @ 5:35 am

Amigos, encontrarão ao lado superior direito, uma nova página com o estudo (singelo) do Código Penal da Vida Futura, que está exposto na obra de Kardec “O Céu e o Inferno”. Trata-se de valoroso material para o entendimento Espírita.

Observações serão sempre bem vindas na área de comentários ou por e-mail (vide ‘autor’).

outubro 14, 2012

O ESPELHO DA VIDA – A MENTE

Filed under: Espiritismo — Tags:, , , — Aprendiz @ 4:01 pm

1 – O espelho da vida

A mente é o espelho da vida em toda parte.

Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.

Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.

Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.

Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar.

Em todos os domínios do Universo vibra, pois, a influência recíproca.

Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.

O reflexo esboça a emotividade.

A emotividade plasma a idéia.

A idéia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.

Em semelhantes manifestações alongam-se os fios geradores das causas de que nascem as circunstâncias, válvulas obliterativas ou alavancas libertadoras da existência.

Ninguém pode ultrapassar de improviso os recursos da própria mente, muito além do círculo de trabalho em que estagia; contudo, assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação.

Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante.

Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos. Por elas, estacionamos sob a fascinação dos elementos que provisoriamente nos escravizam e, através delas, incorporamos o influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.

O reflexo mental mora no alicerce da vida.

Refletem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflete os objetivos do Criador.

(Retirado da obra “Pensamento e Vida” ditada pelo Espírito Emmanuel e psicografada por Chico Xavier).

Trata-se de mais uma valorosa lição que Emmanuel nos envia. A mente e os pensamentos que ela irradia e permuta no ambiente, é um conjunto que nos representa. Traduz a nossa posição moral E espiritual, tornando-nos um livro aberto perante os melhor posicionados.

Quando nosso amigo fala sobre ‘interdependência e repercussão’, deixa claro que nós atraímos e recusamos presenças afins com o que estamos emanando. Se nossos pensamentos são de alguma qualidade superior, Espíritos afins se alinharão e permutarão conosco de inspiração. O contrário também é verdadeiro.

Eis o porquê de muitas vezes a maldade significar uma prisão. Prisão dos impulsos negativos e da maledicência dos pensamentos que rodeiam aqueles que agem com maldade. A permuta atrai irmãos tão inferiores quanto, e a lei da causa e efeito implicará no resultado negativo.

A complexidade de nossa mente nos impõe a vigilância. Nenhum de nós encarnados é perfeito, mas o importante é não persistir na maldade ou nos pensamentos de menor positividade. Vamos sempre buscar o que de melhor podemos permutar.

Nossa mente é causa primeira de nossa saúde ou doença. Bons pensamentos significam também equilíbrio.

“ORAI E VIGIAI”. Diria o Mestre.


outubro 8, 2012

SEMPRE ADIANTE – O APRENDIZ VERDADEIRO

Filed under: Espiritismo,Estudos — Tags:, , , — Aprendiz @ 3:06 pm

132 – SEMPRE ADIANTE

Porque  de  quem  alguém  é  vencido,  do  tal  faz­-se também escravo.” (II PEDRO, 2: 19)

O Espírito encarnado, a fim de alcançar os altos objetivos da vida, precisa reconhecer sua condição de aprendiz, extraindo o proveito de cada experiência, sem escravizar-se.

O dinheiro ou  a necessidade material, a doença e a saúde do corpo são condições educativas de imenso valor para os que saibam aproveitar o ensejo de elevação em sua essência legitima.

Infelizmente, porém, de maneira geral, a criatura apenas reconhece semelhantes verdades quando se abeira da transformação pela morte do corpo terrestre.

Raras pessoas transitam de uma situação para outra com a dignidade devida. Comumente, se um rico  é transferido a lugar de escassez, dá­-se a tão extremas lamentações que acaba vencido, como servo miserável da mendicância; se o pobre é conduzido a elevada posição financeira, não raro se transforma em ordenador insensato, escravizando-­se à extravagância e à tirania.

É imprescindível muito cuidado para que as posições transitórias não paralisem os vôos da alma.

Guarda a retidão de consciência e atira­-te ao trabalho edificante; então, a teus olhos, toda situação  representará oportunidade de atingir o “mais alto” e o “mais além”.

(Retirado da obra “Caminho, Verdade e Vida” de Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel).

O real valor da encarnação se dá quando sabemos reagir à determinadas situações extremas. Todos temos no íntimo a vontade de evoluir, mas isso é sempre relativizado com nossos valores, hábitos e rotina. Quantas vezes pensamos, ouvimos ou até falamos “tomar essa atitude seria duro demais“, “dar uma guinada nessa direção mostraria fraqueza aos outros“, mesmo sabendo o caminho correto a seguir?

Quando somos obrigados a enfrentar a nossa dita “natureza”, somos então obrigados a olhar nosso interior em um espelho, obrigado a entender melhor o que passa em nosso íntimo. Os que ascendem à riqueza e aqueles que sofrem na pobreza, são rodeados de tentações a todo momento.

Só a evolução espiritual é capaz de demonstrar o caminho correto, aquele atemporal, aquele humilde, aquele caminho que nos lembra que tudo vem de Deus e tudo retornará a Ele, cedo ou tarde. O que vemos como fraqueza ou covardia, trata-se, muitas vezes, de nobreza.

A real humildade é aquela íntima, aquela que nos alivia no travesseiro, mesmo que se torne opressão por parte daqueles que ainda vivem na ignorância dos conhecimentos mais sublimes.

O real aprendiz é aquele que possui a virtude da paciência, e que aproveita as tentações para reafirmar suas convicções e crenças morais. Ele utiliza as dificuldades como trampolim para ascender moralmente e espiritualmente, enriquecendo seus bens mais importantes, aqueles eternos.

O importante é lembrar de que todos erram, todos caem, mas a virtude está em se reerguer como uma fênix, ressurgindo das cinzas e fazendo o maior esforço possível no progresso real do espirito. Nunca é fácil, mas a perseverança caminha com a paciência.

O aprendiz nunca será tratado como mestre. A sabedoria espiritual está atuando ao nosso redor e de acordo com as nossas aspirações / irradiações. Nunca estamos só, e o Consolador prometido atua a todo instante.

outubro 1, 2012

Camille Flammarion – Narrações do Infinito (Breve Estudo)

Filed under: Espiritismo,Estudos — Tags:, , , , — Aprendiz @ 3:35 pm

Amigos,

Segue ao lado (canto superior direito) um breve estudo da obra “Narrações do Infinito” de Flammarion. Acho que é uma das obras mais esclarecedoras no que tange a vida em outros orbes.

Mente aberta facilitará muito o entendimento.

Powered by WordPress