O site é só um espaço para reflexões e livre debate, portanto não me pronuncio em nome nenhum. Como não tenho importância, não preciso me identificar, e se tivesse importância, também não me identificaria para não viciar a leitura. Sou só mais um imperfeito aprendiz tentando aprender junto com todos os que me acompanharem por aqui. Sou passível de erros e de correções, que aceitarei com todo prazer.
Aprendi no Livro dos Espíritos (Allan Kardec) que estamos constantemente sob influência de algum(ns) espírito(s). Conforme abaixo:
459 Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e ações?
– A esse respeito, sua influência é maior do que podeis imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.
460 Temos pensamentos próprios e outros que são sugeridos?
– Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem às vezes ao mesmo tempo sobre um mesmo assunto e freqüentemente bastante contrários uns aos outros; pois bem, nesses pensamentos há sempre os vossos e os nossos. Isso vos coloca na incerteza, porque, então, tendes duas idéias que se combatem.
461 Como distinguir os pensamentos próprios daqueles que são sugeridos?
– Quando um pensamento é sugerido, é como uma voz falando. Os pensamentos próprios são em geral os do primeiro momento. Além de tudo, não há para vós um grande interesse nessa distinção e muitas vezes é útil não sabê-lo: o homem age mais livremente. Se decidir pelo bem, o faz voluntariamente; se tomar o mau caminho, há nisso apenas maior responsabilidade.
Portanto vou tentar ser responsável e conto com a contribuição de todos. Todas as opiniões são bem vindas e, desde que não sejam de baixo nível / ofensivas / preconceituosas, serão publicadas integralmente.
CONTATO: espiritismolivre@gmail.com