90 – ENSEJO AO BEM
“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? — Então, aproximando-se, lançaram mão de Jesus e o prenderam.” (MATEUS, 26: 50)
É significativo observar o otimismo do Mestre, prodigalizando oportunidades ao bem, até ao fim de sua gloriosa missão de verdade e amor, junto dos homens.
Cientificara-se o Cristo, com respeito ao desvio de Judas, comentara amorosamente o assunto, na derradeira reunião mais íntima com os discípulos, não guardava qualquer dúvida relativamente aos suplícios que o esperavam? no entanto, em se aproximando, o cooperador transviado beija-o na face, identificando-o perante os verdugos, e o Mestre, com sublime serenidade, recebe-lhe a saudação carinhosamente e indaga: Amigo, a que vieste?
Seu coração misericordioso proporcionava ao discípulo inquieto o ensejo ao bem, até ao derradeiro instante.
Embora notasse Judas em companhia dos guardas que lhe efetuariam a prisão, dá-lhe o título de amigo. Não lhe retira a confiança do minuto primeiro, não o maldiz, não se entrega a queixas inúteis, não o recomenda à posteridade com acusações ou conceitos menos dignos.
Nesse gesto de inolvidável beleza espiritual, ensinou-nos Jesus que é preciso oferecer portas ao bem, até à última hora das experiências terrestres, ainda que, ao término da derradeira oportunidade, nada mais reste além do caminho para o martírio ou para a cruz dos supremos testemunhos.
(Da Obra “Caminho, Verdade e Vida” – Ditado por Emmanuel e psicografado por Chico Xavier)
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É uma das passagens mais comoventes da história do Cristo encarnado. Jesus conhecia o fato, sabia o que esperar, mas mesmo assim não tomou precauções como seria de se esperar. Não buscou refúgio em outro lugar, não escapou às investidas diversas, não se precaviu de ser pego, não resistiu como se esperaria da maioria de nós.
Lado a lado com o verdugo, não fez acusações, não se desesperou, não sentiu nada além de compaixão pelos que lhe feriram, tanto a confiança quanto o corpo. Nos momentos mais caóticos, não blasfemou a palavra contra alguém. Nos derradeiros instantes, ainda implorou perdão aos que praticavam aqueles atos.
Parece algo muito distante para todos nós, ainda na média da evolução de um planeta ainda envolto em baixa moral.
No entanto, ser Espírita não é “acreditar” na existência dos Espíritos, na vida eterna, na evolução da alma. É ter “certeza” disso. Acreditar é algo muito vago, significa que existe dúvida ou ausência de provas cabais. Para nós, espíritas, tudo isso, como a reencarnação é certo (derivado de certeza absoluta).
A certeza de que o plano real de evolução é o espiritual e não o material, torna os diversos problemas cotidianos muito mais simples, pois os valores da vida, da moral e da ética são automaticamente elevados à instâncias maiores. Quando se entende a vida encarnada como escola para prática das lições que temos no mundo espiritual, o compromisso maior é com a evolução própria (Reforma Íntima) e com a ausência de novos débitos.
Claro que não podemos colocar Jesus em nosso patamar absolutamente inferiorizado, mas podemos retirar lições preciosas de conduta e comportamento como ele exemplificou, também encarnado. Não podemos em apenas uma encarnação chegarmos àquele patamar incrível, mas podemos nos esforçar para tornar o caminho menos tortuoso e longo.
É sempre uma opção o endividamento ou o crescimento na Justiça Divina. Jesus exemplificou como fazer. Cabe a nós o esforço maior para tentar aprender e aplicar o máximo possível.
Seguindo a Moral do Cristo, temos sempre o ensejo ao bem como motor dos atos, pensamentos e ações.