ESPIRITISMO LIVRE Livre de Dogmas, Livre da Fé Cega, Baseado em Kardec Contato: espiritismolivre@gmail.com

abril 14, 2014

CONVICÇÕES ESPÍRITAS

Filed under: Espiritismo — Tags:, , , — Aprendiz @ 6:37 am
5 — O homem se constitui de corpo e espírito. O Espírito é o ser principal, o ser racional, o ser inteligente. O corpo é o envoltório material que reveste temporariamente o Espírito para o cumprimento da sua missão na Terra, permitindo-lhe executar os trabalhos necessários ao seu adiantamento. O corpo se destrói depois de usado e o Espírito sobrevive a esta destruição. Sem o Espírito o corpo é apenas matéria inerte, como um instrumento privado do braço que o movimenta. Sem o corpo, o Espírito continua integral: É vida e inteligência. Deixando o corpo ele volta ao mundo espiritual de que saíra para se encarnar.

Há portanto o mundo corpóreo, constituído pelos Espíritos encarnados, e o mundo espiritual, constituído dos Espíritos desencarnados. Os seres do mundo corpóreo, em razão do seu envoltório material, estão ligados à Terra ou a qualquer outro globo. O mundo espiritual estende-se por toda parte, ao redor de nós e através do espaço. Nenhum limite podemos assinalar para ele. Em razão da natureza fluidica do seu envoltório, os seres que o constituem não se arrastam penosamente sobre o solo, masatravessam as distâncias com a rapidez do pensamento. A morte do corpo é a ruptura dos laços que os retinham cativos.


“Allan Kardec – O Céu e o Inferno [Capítulo III – O CÉU]”

O Espírito é a essência de tudo o que se manifesta no homem.

Portanto, o corpo é apenas uma casca, uma ferramenta útil na evolução. Através dos estudos das diversas obras espíritas (especialmente as de André Luiz) entendemos a importância da encarnação (e reencarnações) como forma de nos aperfeiçoarmos.

É como uma ferramenta que necessita polimento para funcionar perfeitamente, e a cada encarnação, temos um planejamento geral que condiziria à nossa melhora, sempre submetido ao livre-arbítrio. A lapidação do diamante não é só difícil, ela exige cuidado.
Tendo esta base como verdadeira, a lapidação ocorre durante as sucessivas vidas, e então a compreensão deve ser alterada sobre a realidade e sobre a relação espaço x tempo.

Mudanças profundas podem demorar várias encarnações.Relacionamentos de amor ou de ódio podem se arrastar por muitas vidas.
E então nossas exigências perante a vida, bem como planejamentos e ações passam a tomar plano em outras circunstâncias. Pensamos em longo prazo, muito mais longo do que o usual no ser humano, compreendemos que não há a pura maldade, mas sim a ignorância, o orgulho, as vaidades.

Entendendo desta forma, também temos a esperança, de que não SOMOS ruins, ou maus, mas ESTAMOS assim, sendo que cedo ou tarde, todos evoluiremos.

Ser Espírita, portanto, é ter profundas convicções na reencarnação e na evolução do espírito. E toda a filosofia, ciência e religiosidade, deriva-se deste conceito.

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

Powered by WordPress