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julho 13, 2012

As Tentações

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OBRA – CAMINHO, VERDADE E VIDA (pelo Espírito Emmanuel)

129 – ORIGEM DAS TENTAÇÕES

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” (TIAGO, 1: 14)

Geralmente, ao surgirem grandes males, os participantes da queda imputam a Deus a causa que lhes determinou o desastre. Lembram­-se, tardiamente de que o Pai é Todo­ Poderoso e alegam que a tentação somente poderia ter vindo do Divino Desígnio.
Sim, Deus é o Absoluto Amor e tanto é assim que os decaídos se conservam de pé, contando com os eternos valores do tempo, amparados por suas mãos compassivas As tentações, todavia, não procedem da Paternidade Celestial.
Seria, porventura, o estadista humano responsável pelos atos desrespeitosos de quantos inquinam a lei por ele criada?
As referências do Apóstolo estão profundamente tocadas pela luz do céu.
“Cada um é tentado, quando atraído pela própria concupiscência.”
Examinemos particularmente ambos os substantivos “tentação” e “concupiscência”. O primeiro exterioriza o segundo, que constitui o fundo viciado e perverso da natureza humana primitivista. Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar  os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto, ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração.
Finalmente, destaquemos o verbo  “atrair”. Verificaremos a extensão de nossa inferioridade pela natureza das coisas e situações que nos atraem.
A observação de Tiago é roteiro certo para analisarmos a origem das tentações.
Recorda-­te de que cada dia tem situações magnéticas específicas. Considera a essência de tudo o que te atraiu no curso das horas e eliminarás os males próprios,atendendo ao bem que Jesus deseja.

A primeira dúvida que pairou em minha mente foi a respeito da palavra “concupiscência”. Procurei o significado online neste link e encontrei:

s.f. Inclinação a gozar os bens terrestres, particularmente os prazeres sensuais.
Ganância por propriedades materiais.
Aspiração por satisfações sexuais.
Filosofia. Agostinismo. Desejo libertino, lascívia carnal.
Tomismo Medieval. Aspiração por prazer motivado por um fato material.
Teologia. Anseio humano pelos domínios naturais ou sobrenaturais.
Organização amorosa orientada a Deus e aos homens.
Pej. Desejo dos homens por bens materiais cuja existência justifica-se através do pecado original.
(Etm. do latim: conscupiscentia)

Enfim, de tudo o que consta no significado desta palavra, podemos retirar que trata-se do apego a matéria (refletida de qualquer forma, tanto na posse de bens como na utilização do corpo).

A imperfeição humana ainda nos torna reféns do mal. Mal que não habita outro local se não nosso próprio coração e mente. Mal que cultivamos por ignorância ou vontade durante sucessivas vidas e que estamos lutando para vencer. Não podemos culpar a Deus pelas dificuldades que passamos, podemos sim pedir e agradecer quando Ele nos ajudar (e ajudará se soubermos entender).

Injustiça é uma palavra que reflete uma situação humana, não divina. Enquanto não aprendermos a pensar atemporalmente e a entender o que acontece no mundo espiritual, não seremos compreensivos suficientes, e seremos reféns de uma situação que projetamos.

É imperioso o estudo, mas a prática da real caridade forma um escudo natural contra as tentações. Ocupar a mente com atividades nobres é a maior arma que temos contra o nosso próprio mal.

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