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março 25, 2012

Esquecimento do Passado e Perdão

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Uma das grandes objeções quanto ao esquecimento das vidas passadas é a que diz  ” por que ?  e para que? “. Aparentemente muito simples, é um real questionamento  que busca a resposta no mais profundo que os elementos básicos do Espiritismo podem trazer.

No Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos uma série de ensinamentos sobre isso. Aqui neste texto, a reencarnação é um pressuposto aceito e não aberto à discussões.

Primeiro, tratando do esquecimento, segue abaixo valorosas lições do “Evangelho Segundo o Espiritismo” no qual o brilhante trabalho de Kardec conseguiu simplificar um pouco as complexas relações entre os mundos invisíveis e materiais.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – CAPÍTULO IV – NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO)
 
A REENCARNAÇÃO FORTALECE OS LAÇOS DE FAMÍLIA, AO PASSO QUE A UNICIDADE DA EXISTÊNCIA OS ROMPE
18. Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.
No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos
pelo seu mútuo adiantamento. 

19. A união e a afeição que existem entre pessoas parentes são um índice da simpatia anterior que as aproximou. Daí vem que, falando-se de alguém cujo caráter, gostos e pendores nenhuma semelhança apresentam com os dos seus parentes mais próximos, se costuma dizer que ela não é da família. Dizendo-se isso, enuncia-se uma verdade mais profunda do que se supõe. Deus permite que, nas famílias,ocorram essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos, com o duplo objetivo de servir de prova para uns e, para outros, de meio de progresso. Assim, os maus se melhoram pouco a pouco, ao contacto dos bons e por efeito dos cuidados que se lhes dispensam. O caráter deles se abranda, seus costumes se apuram, as antipatias se esvaem.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – CAPÍTULO V – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS)
ESQUECIMENTO DO PASSADO
11. Em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.

Freqüentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido.
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(Pouco mais sobre a formação da família e porque encarnamos junto aos parentes pode ser encontrado no capítulo XIV – HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE).

O esquecimento é uma dádiva. Em que ajudaria agora saber se fomos escravos ou reis? Se fomos simples agricultores ou poderosos senhores feudais? A palavra de Kardec é absoluta em dizer que nada poderíamos aproveitar destas lembranças enquanto encarnados.

O esquecimento do passado combina-se a uma das mais sublimes lições de Jesus:

Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. – Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?” – Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (S. MATEUS, 18:15, 21 e 22.)

Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. – Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, 5:25 e 26.)

E a relação entre o perdão e o esquecimento?

Com o esquecimento, temos a chance de moldar nossa existência corpórea com valores morais melhores e conhecimentos que nos permitam entender melhor as relações humanas, a realidade e o estudo. O perdão nesta vida pode se resumir à questões simples e à questões complexas. Tudo não passa de um treinamento para quando desencarnarmos. Lá teremos noção real do tamanho de nossas dívidas para com outros e do tamanho do perdão que exigimos dos outros e não cumprimos quando nos foi solicitado.

É perdoando as pequenas coisas, como ofensas no trânsito, injúrias, boatos, que aprenderemos a perdoar as grandes coisas. Só devemos ter em mente que a atemporalidade não permite que tenhamos conclusões precipitadas quando conhecemos a doutrina Espírita. A grande responsabilidade está em saber pesar a qual árvore corresponde qual fruto. A oração do Pai Nosso traz explicita a frase “Perdoai nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores”. Pois bem, vejam a profundidade a dificuldade envolvidas nessa frase.

É urgente uma mudança de conduta moral para as bases do bem, da caridade, do amor e do perdão, só assim teremos um pouco de avanço na longa escadaria das existências.

O esquecimento é a dádiva divina, que nos dá chance de modificar nossos hábitos, hálitos mentais, ideologias e condutas, de forma a aproveitar o tempo encarnado para aprendizaro do perdão e da caridade, cujas virtudes nos ajudarão a encarar a realidade de fato quando desencarnados. O esquecimento e o perdão das pequenas coisas são um exercício que nos fortalecerá e nos colocará em sintonia com o que há de melhor ao nosso alcance. Agradeçamos a Deus e ao senhor Jesus Cristo por mais esta dádiva e ajuda. Façamos merecer a confiança depositada em nós.

Em seu livro “HÁ 2.000 ANOS”, o Espírito Emmanuel através de Chico Xavier narra uma encarnação em Roma, onde foi um orgulhoso e poderoso Senador da República (Públio Lentulus). Essa passagem é uma das mais emocionantes, é um encontro entre o Senador e um grande amigo e mentor que havia desencarnado, chamado Flamínio. É uma passagem que nos faz refletir:

O senador deixou que todo o seu pensamento se perdesse na tempestade das mais abençoadas lágrimas de sua vida. Arfando nos soluços de sua compunção, suplicava, mentalmente:
– Sim, meu amigo e meu mestre, eu quero compreender a verdade e almejo o perdão das minhas faltas enormes!… Flamínio, inspiração de minha alma dilacerada, sê o meu guia na tormentosa noite do meu triste destino!… Vale-me com a tua ponderação e bondade!… Toma-me, de novo, pelas mãos e esclarece-me o coração no tenebroso caminho!… Que fazer para alcançar do céu o esquecimento de minhas faltas?!…
A serena visão, como se se houvera comovido intensamente ao receber aquele apelo, tinha agora os olhos iluminados por piedosa e divina lágrima.
Aos poucos, sem que Públio pudesse compreender o mecanismo daquele fenômeno insólito, observou que a silhueta do amigo se diluía levemente na sombra, afastando-se da tela de suas contemplações
espirituais; mas, ainda assim, percebeu que seus lábios murmuravam, piedosamente, uma palavra: – Perdoa!…
Aquela suave recomendação caiu-lhe nalma como bálsamo dulcificante. Sentiu, então, que seus olhos estavam agora abertos para as realidades materiais que o rodeavam, como se houvera acordado de sonho
edificante.

(Emmanuel – Há 2000 Anos – Psicografia de Chico Xavier. Trecho na página 338)

 

 

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